Tutorial

Ainda não tenho cadastro no portal. Como me cadastrar?

  1. Na tela inicial, clique em "Quero me cadastrar";
  2. Na tela seguinte (Novo cadastro), informe os dados solicitados: Nome, email, CPF, Nível pretendido, entidade a qual é associado e senha. Clique no botão "continuar";
  3. Se já for associado a uma entidade, na próxima tela será solicitado para que seja enviada uma cópia da carteira atual. Neste caso, clique em "escolher arquivo" e informe um arquivo com a foto da carteira (JPG ou PNG, preferencialmente), e clique no botão "Enviar"
    (Caso ainda não seja associado a alguma entidade listada, o sistema te encaminhará para o passo 4);
  4. Pronto! o seu "pré-cadastro" está finalizado. Seus dados de acesso já está no sistema. Agora clique no botão "Completar informações" para preencher os dados cadastrais completos. Observação: este passo pode ser feito posteriormente

Já tenho cadastro, mas não lembro/não sei a senha ou não lembro qual o email utilizado. Como proceder?

  1. Na tela inicial, clique no link "Esqueci minha senha";
  2. Na área que se abre, informe o seu email ou o CPF (para o CPF, observe o formato exigido, COM os pontos e hífen);
  3. Clique no botão "Recuperar senha";
  4. Pronto. Em alguns instantes, você receberá a sua senha através da sua conta de email cadastrada
Importante: Se você não receber a senha em no máximo alguns minutos, verifique sua pasta de "SPAM" (lixo eletrônico)
Servidores de email às vezes consideram mensagens automáticas como SPAM. Neste caso, selecione a mensagem e sinalize como "não é lixo eletrônico".
Uma medida para evitar este problema, é incluir o domínio cbpm.esp.br em sua lista de remetentes confiáveis. Consulte a ajuda de sua ferramenta de email para saber como proceder.

Como alterar minhas informações cadastrais?

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Para acessar o seu cadastro, localize o menu "Meu cadastro", conforme demonstrado na figura logo abaixo
  3. Edite as informações desejadas, e em seguida clique no botão "Gravar" para efetivar as alterações

Como definir ou alterar minha foto de perfil?

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Clique sobre a opção "Definir minha foto" , localizada no menu indicado na figura abaixo
  3. Na tela que se abre, clique sobre o botão "Selecionar arquivo";
  4. Localize em seu dispositivo, o arquivo com a foto que deseja definir para o seu perfil (preferencialmente no formato JPG ou PNG);
  5. Clique sobre o botão "Enviar";
  6. Pronto. Agora é só aguardar até que a equipe responsável providencie a avaliação e formatação da foto. Este processo pode demorar até 48 horas. Em caso de urgência (emissão urgente da CPD por exemplo), entre em contato com a administração.

Como gerar meu CPD Digital?

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Clique sobre a opção "Emitir CPD" , localizada no menu indicado na figura abaixo
  3. Em seguida é mostrada uma nova janela, com o seu CPD gerado no formato PDF.
    Utilize as opções do seu navegador para redimensionar, imprimir ou copiar (caso desejar);

Preciso enviar um arquivo ao sistema. Como proceder?

Quando precisar enviar qualquer tipo de arquivo (foto, comprovante, etc) para a administração, siga os passos seguintes:
  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Clique sobre a opção "Arquivos enviados" , localizada no menu indicado na figura abaixo
  3. Na próxima tela, clique sobre o botão "Enviar um novo arquivo";
  4. Na tela que se abre, clique no botão "Selecionar arquivo";
  5. Localize em seu dispositivo, o arquivo que deseja enviar (preferencialmente arquivos PDF ou JPG);
  6. Opcionalmente, informe um descritivo para o arquivo (algo que ajude a administração a identificar o motivo do envio);
  7. Clique sobre o botão "Enviar";

Como pagar a taxa de anuidade ?

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Clique sobre a opção "Meus pagamentos", localizada no menu conforme indicado na figura abaixo
  3. Na próxima tela (Meus pagamentos), clique sobre o botão "Gerar pagamento (renovação CPD)";
  4. Isso vai gerar um novo lançamento.
  5. Clique sobre a linha deste novo lançamento. Na janela que se abre, clique sobre o botão para pagamento (PagSeguro)
  6. Você será redirecionado para o site de pagamentos do PagSeguro. Realize o pagamento, utilizando a forma desejada.

Sou instrutor, e preciso fazer o "check" dos meus alunos.

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Localize a opção no menu Cadastros --> Alunos;
  3. Na próxima tela é mostrada a relação de todos os seus alunos;
  4. Você pode localizar o aluno que pretende fazer o "check", navegando pelas páginas ou utilizando o campo "filtro";
  5. Na linha que identifica o aluno, clique sobre o botão "Efetuar check do piloto".
  6. Na janela de confirmação que se abre, informe o nível (habilitação) que deve ter o Piloto;
  7. Clique sobre o botão "Confirmar check".
IMPORTANTE: Se não conseguir localizar um aluno na relação, peça para que este aluno acesse o portal e providencie o cadastro. Se já for cadastrado, peça para que acesse a área do associado, edite os dados cadastrais e informe corretamente o campo "Instrutor".

Meu aluno teve o nível alterado. Como fazer um novo "check"?

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Localize a opção no menu Cadastros --> Alunos;
  3. Na próxima tela é mostrada a relação de todos os seus alunos;
  4. Você pode localizar o aluno que pretende fazer o "check", navegando pelas páginas ou utilizando o campo "filtro";
  5. Na linha que identifica o aluno, observe que na 5ª coluna de informação (Check) é mostrada data e hora em que foi feito o check. Clique sobre a data informada, que uma nova janela será mostrada.
  6. Nesta nova janela (Efetuar check do piloto), no campo "Novo Check" informe o nível (habilitação) correto (atual) para o piloto;
  7. Clique sobre o botão "Confirmar check".

Sou instrutor, e preciso fazer o "check" das Especialidades dos meus alunos.

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Localize a opção no menu Cadastros --> Alunos;
  3. Na próxima tela é mostrada a relação de todos os seus alunos;
  4. Você pode localizar o aluno que pretende fazer o "check", navegando pelas páginas ou utilizando o campo "filtro";
  5. Na linha que identifica o aluno, clique sobre o nome do aluno.
  6. Isso irá abrir uma janela, com as principais informações do aluno. Clique agora no botão "+Info" (azul), que fica na parte de baixo da tela.
  7. Será mostrada uma tela com informações detalhadas do aluno, e também um quadro com as Especialidades Requeridas.
  8. Para cada especialidade a confirmar, clique no botão correspondente (Check)
  9. Na tela de confirmação em seguida, selecione a sua avaliação, confirmando ou não a especialidade em questão. Clique no botão "Gravar".
IMPORTANTE: Se não conseguir localizar um aluno na relação, peça para que este aluno acesse o portal e providencie o cadastro. Se já for cadastrado, peça para que acesse a área do associado, edite os dados cadastrais e informe corretamente o campo "Instrutor".

Sou gestor de federação, e preciso fazer o "check" dos pilotos alocados em minha federação.

  1. A partir da tela inicial, acesse o sistema informando seu email e senha (campos amarelos) e clicando no botão "Acessar";
  2. A tela seguinte é área inicial do usuário. Localize a opção no menu Cadastros --> Pilotos da federação;
  3. Na próxima tela é mostrada a relação de todos os pilotos que estão alocados em sua federação;
  4. Você pode localizar o piloto que pretende fazer o "check", navegando pelas páginas ou utilizando o campo "filtro";
  5. Na linha que identifica o piloto, clique sobre o botão "Efetuar check do piloto".
  6. Na janela de confirmação que se abre, informe o nível (habilitação) que deve ter o Piloto;
  7. Clique sobre o botão "Confirmar check".
IMPORTANTE: Se não conseguir localizar um piloto (pertencente à sua federação) na relação, peça para que este poloto acesse o portal e providencie o cadastro. Se já for cadastrado, peça para que acesse a área do associado, edite os dados cadastrais e informe corretamente o campo "Federação".